Perguntas e Respostas

1. “Quais as vantagens da metodologia EAD adotada?”

A flexibilidade de tempo e de lugar é um destaque! É comum termos diversos alunos trabalhadores, outros que moram ou exercem suas atividades profissionais em locais mais distantes. O acesso aos conteúdos e atividades, além das solicitações aos instrutores EAD, podem acontecer a qualquer horário, em qualquer lugar, desde que o estudante tenha acesso à internet.

A metodologia EAD pode desenvolver importantes habilidades transversais, para os estudos e para o mundo do trabalho, tais como:

  • Leitura e interpretação de textos;
  • Autonomia na aprendizagem;
  • Gerenciamento do tempo;
  • Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Vale salientar que a metodologia EAD tem sido amplamente utilizada nas graduações, pós-graduações e nas empresas (educação corporativa)!

2. “Quais as características da Metodologia EAD adotada?”

O uso da internet, com acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, com recursos diversos, como textos, vídeos, animações, questionários, tarefas, mensagens. Entretanto, as avaliações são presenciais.

3. “Meu curso é presencial, por que estou cursando uma disciplina EAD?”

O uso da metodologia EAD é incentivado pelo MEC, em parte da carga horária dos cursos presenciais.

Vale salientar que a metodologia EAD tem sido amplamente utilizada nas pós-graduações e nas empresas (educação corporativa)!

4. “Por que não tem aula presencial na metodologia EAD?”

As dúvidas podem ser elucidadas pelos instrutores EAD no próprio ambiente.

Todas as aulas, na metodologia EAD, são organizadas com instruções e orientações necessárias para direcionar a aprendizagem. A metodologia EAD traz ganhos relevantes, mediante o cumprimento dos critérios adotados.

5. “Por que não tenho professor?”

As disciplinas são elaboradas e operacionalizadas por professores, assim como as disciplinas presenciais. A internet é amplamente usada para entretenimento pelos estudantes, mas é necessário que saiba utilizá-la como forma de construção de conhecimento. Não se pode mais ter o preconceito com o estudo na internet, já que ela vence barreiras como nenhuma outra tecnologia e, portanto, é uma ferramenta riquíssima para a aprendizagem.

6. “Como acessar os conteúdos EAD?”

O acesso ao ambiente e as instruções/informações da metodologia adotada, assim como as formas de contato, estão disponíveis através dos seguintes endereços:

http://tecnico-ead.mauriciodenassau.edu.br/

A internet é amplamente usada para entretenimento pelos nossos estudantes, mas ainda há muito preconceito na utilização para a aprendizagem. A internet vence barreiras como nenhuma outra tecnologia e, portanto, é uma ferramenta valiosíssima para a aprendizagem!

7. “Ninguém me avisou que a disciplina era no ambiente, por isso não estava acessando”.

Todas as coordenações avisam e repassam para suas turmas a metodologia adotada.

Os alunos cadastrados (e com e-mails atualizados) recebem comunicados por e-mail chamando para participação! Além disso, há a matrícula na disciplina, os comentários entre os colegas de turma, como indicadores de que a disciplina está ofertada em EAD.

8. “O instrutor EAD demorou 24h para responder.”

O modelo adotado é assíncrono. Ou seja, não requer que estudantes e instrutores estejam conectados ao mesmo tempo. Mas a resposta vai ser enviada pelo instrutor, que está disponível de segunda a sexta.

Comparando com o presencial – o professor está disponível no horário da aula, no máximo duas vezes por semana. Se houver dúvidas, você só pode consultá-lo na aula seguinte.

Os conteúdos e instrutores EAD estão disponíveis para consulta durante todo o semestre!

9. “Como são as atividades no ambiente?”

As atividades são exercícios de aprendizagem e determinam a frequência na disciplina, e possuem prazo amplo, mas com encerramento predeterminado, que está informado em cada um dos questionários .

Metodologias de estudo “equivocadas” não propiciam bom desempenho na atividade avaliativa. Assim, estudantes que se dedicam apenas na véspera da data de encerramento, ou que realizam os questionários em grupo, questionários com consulta, podem não alcançar o nível de aprendizagem desejado, ainda que obtenham boas notas.

Todas as atividades terão seus gabaritos publicados no final de cada unidade.

10. “Como a disciplina é em EAD, achei que seria mais fácil.”

A disciplina é componente curricular obrigatório, requer a mesma seriedade e compromisso que você tem nas disciplinas do modelo presencial. Disciplina de estudo e organização de tempo são imprescindíveis para o sucesso da disciplina EAD.

“11. Por que não tem trabalho para ajudar na nota?”

Os critérios foram estabelecidos no Guia do Aluno e, pela organização e seriedade da disciplina, é necessário manter a coerência com a metodologia adotada. O que não impede que você produza releituras e resumos que ajudam à fixação dos conteúdos e, consequentemente, um maior aprendizado. Dessa forma terá mais conhecimento e melhores notas.

12. Preciso de ajuda. Como proceder?

  • Busque a informação – no site, por email, nos cartazes;
  • Principal Canal de Comunicação com os alunos: Blog Disciplinas EAD – Cursos Técnicos;
  • Tutoriais de ajuda no site de EAD (Infográficos e vídeos com o passo a passo);
  • Avisos, plantões tira-dúvidas, informações gerais: equipe EAD;
  • Ver as Perguntas Frequentes e a página de Ajuda.